Facebook

Notícias

Cuidar dos Cuidadores!

Cuidar dos Cuidadores na Paralisia Cerebral é um projeto promovido pela Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC), emparceria com 12 Associações de Paralisia Cerebral (APC´s), a nível nacional, e financiado pelo Programa Operacional do Potencial Humano.

Esta rede nacional foi delineada a pensar nos cuidadores familiares de crianças com paralisia cerebral grave, dos 0 aos 6 anos, visando diminuir a sobrecarga, física e emocional que advém da prestação de cuidados.

O projeto ambiciona ser estruturante e identificador de boas práticas, tendo como objetivo encontrar novas respostas para as necessidades de pais de crianças com paralisia cerebral.

Através da criação de equipas locais, estruturadas e organizadas em cinco eixos geográficos de intervenção, pretende-se apoiar cerca de 150 famílias no domicílio, até Dezembro do presente ano, estimando que sejam abrangidas 450 a 600 pessoas do núcleo familiar.

Habitualmente, o apoio que existe para estes pais é vocacionado, especialmente, para os filhos, jamais sendo desenvolvido na perspetiva das reais necessidades de quem cuida.

Deste modo, será facultada a ajuda de profissionais qualificados, nomeadamente da área de enfermagem, sempre que os cuidadores familiares necessitem de informação, de apoio para cuidar do seu filho com paralisia cerebral e, sobretudo, sempre que necessitem de momentos de lazer.

O apoio poderá ser prestado no horário das oito às vinte e quatro horas, durante a semana e, de vinte e quatro horas, durante os fins-de-semana.

Face ao exposto, considera-se que este suporte é fundamental para garantir que os cuidadores familiares tenham a oportunidade de viverem as suas vidas em pleno.

 

 

 

 

Fonte: www.fappc.pt/cuidar-dos-cuidadores-na-paralisia-cerebral/



« Voltar

Arquivo

Receba as Nossas Novidades