Algumas precauções a tomar para prevenir as úlceras de pressão (Escaras)

person Postado por: Viver Melhor list Categoria: Prevenção de Escaras Em:

Úlceras de Pressão (Escaras)

 
As úlceras de pressão, também conhecidas como escaras, são feridas que ocorrem devido à pressão prolongada sobre uma área específica do corpo. Aparecem normalmente em áreas de baixa pressão, como as ancas, joelhos, ombros e região sacral e são comuns em pessoas que passam muito tempo na cama ou numa cadeira de rodas.
 
Ulceras de pressão - Escaras Calcanhar
As úlceras de pressão, também conhecidas como escaras, são feridas que ocorrem devido à pressão prolongada sobre uma área específica do corpo.
As úlceras de pressão são causadas pela compressão do tecido contra o osso, o que impede um fluxo sanguíneo adequado. Isto faz com que os tecidos não recebam oxigénio e nutrientes, o que leva à morte celular e à formação de feridas.
 
Existem vários factores de risco para o desenvolvimento de úlceras de pressão, incluindo idade avançada, incontinência urinária ou fecal, imobilidade, doenças crónicas, tais como diabetes, doenças cardiovasculares e condições de pele, tais como eczema ou psoríase.
 
Os sintomas de úlceras de pressão incluem dor, vermelhidão, inchaço, descamação da pele e possível infeção. Se não forem tratadas, estas feridas podem tornar-se graves e até levar à amputação de membros.
 
Os sintomas de úlceras de pressão incluem dor, vermelhidão, inchaço, descamação da pele e possível infeção.
Já sabemos que as úlceras de pressão são feridas dolorosas e potencialmente graves que podem desenvolver-se a partir de pessoas que passam muito tempo sentadas ou deitadas, e é importante tomar medidas para evitar o desenvolvimento de úlceras de pressão e, se já existirem, tratá-las rapidamente para evitar complicações.
 

Algumas precauções a tomar para prevenir as úlceras de pressão incluem:

 
- Mudanças regulares de posição: É importante mudar de posição regularmente, especialmente se se passa muito tempo sentado ou deitado. Isto ajuda a redistribuir o seu peso corporal e a reduzir a pressão numa área específica.
 
- Utilização de colchões anti-escaras e almofadas anti-escaras: Estes dispositivos são concebidos para redistribuir o peso corporal e reduzir a pressão em áreas de risco.
 
- Exercícios de movimentação: A realização de exercícios móveis, tais como alongamentos, pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o risco de desenvolver úlceras de pressão.
 
- Cuidados com a pele: Manter a pele limpa e hidratada é importante para prevenir infeções e ajudar a prevenir úlceras de pressão.
 
Se já tem úlceras de pressão, é importante tratá-las rapidamente e seguir as recomendações do seu médico. Isto pode incluir o uso de pensos específicos, medicamentos para a dor e infeções e fisioterapia para ajudar a sarar. Além disso, é importante continuar a fazer mudanças regulares de posição, usando colchões anti-escaras, calcanheiras e cotoveleiras anti-escaras, pensos anti-escaras e cuidando da sua pele para evitar a formação de novas úlceras de pressão.
 
Se uma úlcera de pressão já se desenvolveu, é importante tratá-la imediatamente, usando pensos específicos e seguindo as recomendações médicas.
 
É importante lembrar que o tratamento das úlceras de pressão é um processo contínuo. É essencial seguir as recomendações médicas para evitar complicações e assegurar uma melhor qualidade de vida ao paciente.



Colchão Anti-Escaras

 
Os colchões anti-escaras são concebidos para ajudar a prevenir úlceras de pressão em pessoas que estão acamadas durante longos períodos de tempo. Estas úlceras são causadas por pressão constante em áreas do corpo, tais como a anca e os ombros, o que pode levar à dor, infeção e mesmo à amputação.
 
Os colchões anti-escaras funcionam redistribuindo o peso do corpo de modo a que a pressão numa área específica seja reduzida. Isto pode ser feito através da utilização de câmaras de ar ou espuma de alta densidade que se adaptem ao corpo. Alguns colchões têm também características adicionais como vibração e massagem para ajudar a melhorar a circulação sanguínea.
 

Os benefícios da utilização de um colchão anti-escaras incluem:

 
- Redução do risco de desenvolvimento de úlceras de pressão;
- Alívio da dor e do desconforto associado a estas escaras;
- Melhoria da circulação sanguínea;
- Maior conforto para pessoas acamadas;
- Redução da duração da estadia hospitalar e melhoria da qualidade de vida do paciente.
 
É importante lembrar que, além de utilizar um colchão anti-escaras, é importante manter uma rotação regular dos pacientes, realizar exercícios de movimento e manter a pele limpa e hidratada para ajudar a prevenir úlceras de pressão.



Almofadas Anti-Escaras

 
As almofadas anti-escaras são concebidas para ajudar a prevenir úlceras de pressão em pessoas que passam muito tempo sentadas, tais como as que utilizam cadeiras de rodas ou cadeiras de escritório. Tal como os colchões anti-escaras, estas almofadas redistribuem o peso do corpo para que a pressão sobre uma área específica seja reduzida.
 

Os benefícios da utilização de almofadas anti-escaras incluem:

 
- Redução do risco de desenvolver úlceras de pressão;
- Alívio da dor e do desconforto associado a estas úlceras de pressão;
- Melhoria da circulação sanguínea;
- Maior conforto para as pessoas sentadas durante longos períodos de tempo;
- Ajuda a manter uma postura correcta.
 
As almofadas anti-escaras são feitas de diferentes tipos de materiais, tais como espuma de alta densidade, viscoelástico, látex ou câmaras de ar e podem ser encontradas em diferentes tamanhos e formas para se adequarem às necessidades individuais. Algumas almofadas também vêm com características adicionais como o aquecimento ou a massagem.
 
É importante lembrar que, para além de usar uma almofada anti-escaras, é importante manter uma postura correcta, fazer pausas e alongamentos regulares e manter a pele limpa e hidratada para ajudar a prevenir úlceras de pressão.



Calcanheira Anti-escaras

 
As calcanheiras anti-escaras são dispositivos ortopédicos projetados para ajudar a prevenir úlceras de pressão nas articulações dos calcanhares. Essas escaras são comuns em pessoas que passam muito tempo sentadas ou deitadas, especialmente aquelas que usam cadeiras de rodas ou acamadas.
 
As calcanheiras anti-escaras funcionam redistribuindo o peso do corpo de forma que a pressão em uma área específica seja reduzida. Isso pode ser feito através do uso de câmaras de ar, pele ou de espuma de alta densidade que se adaptam ao calcanhar. Algumas calcanheiras também vêm com recursos adicionais, como aquecimento ou massagem, para ajudar a melhorar a circulação sanguínea.
 

Os benefícios do uso de calcanheiras anti-escaras incluem:

 
- Redução do risco de desenvolvimento de úlceras de pressão nos calcanhares;
- Alívio da dor e desconforto associado a essas escaras;
- Melhoria na circulação sanguínea;
- Maior conforto para pessoas sentadas ou deitadas por longos períodos de tempo.
 
É importante lembrar que, além do uso de calcanheiras anti-escaras, é importante manter uma postura correcta, fazer pausas regulares, se alongar e manter a pele limpa e hidratada para ajudar a prevenir úlceras de pressão. É importante usar calcanheiras anti-escaras adequadas para o seu tamanho e formato do pé e seguir as recomendações do médico ou do profissional de saúde.



Cremes e Loções para tratar Úlceras de Pressão

 
Existem vários tipos de cremes e loções que podem ser usados para tratar úlceras de pressão, como escaras causadas por pressão prolongada e ajudá-las a cicatrizar. 
 

Alguns exemplos incluem:

 
- Cremes Hidratantes: A pele seca e rachada é um factor de risco para o desenvolvimento de úlceras de pressão. A utilização de cremes hidratantes pode ajudar a manter a pele macia e flexível, o que pode ajudar a reduzir o risco de escaras.
 
- Cremes de cicatrização: Estes cremes contêm ingredientes que podem ajudar a acelerar a cicatrização das úlceras de pressão existentes. Alguns exemplos incluem óxido de zinco, hidrogel e alantoína (ureia).
 
- Cremes antibióticos: Se uma úlcera de pressão estiver infetada, poderá ter de usar um creme antibiótico para ajudar a combater a infeção.
 
- Cremes com Vitamina A e D: Estas vitaminas são conhecidas por ajudar na cicatrização de escaras e alguns cremes podem ser usados para tratar úlceras de pressão.
 
É importante lembrar que esses cremes devem ser utilizados sob supervisão médica, pois alguns deles podem ter efeitos secundários e interacções medicamentosas. Além disso, é importante continuar a seguir recomendações para prevenir úlceras de pressão, tais como mudar de posição regularmente, usar colchões e almofadas anti-escaras e cuidar da sua pele.



Pensos para tratar Úlceras de Pressão

 
As úlceras de pressão são feridas comuns que ocorrem devido a fricção prolongada ou pressão numa área específica do corpo, geralmente em áreas com pressão aumentada, tais como a anca, ombros, joelhos, calcanhares e cabeça. O tratamento destas escaras inclui a redução da pressão na área afetada, prevenindo infeções e promovendo a cicatrização.
 

Os curativos para úlceras de pressão são uma parte importante da gestão destas escaras e existem vários tipos diferentes disponíveis, incluindo:

 
- Pensos hiperbáricos: Estes pensos fornecem oxigenação adicional às áreas afetadas do corpo e podem ajudar a acelerar a cicatrização. São geralmente feitos de espuma de poliuretano revestida com uma camada de borracha e podem ser utilizados com ou sem ar comprimido.
 
- Pensos de espuma: Estes pensos são feitos de espuma de poliuretano, que se molda perfeitamente à área afetada e redistribui a pressão. A espuma é cortada no formato da ferida e colocada sobre a área afetada. Estão disponíveis em diferentes densidades e espessuras para se adequarem às necessidades individuais dos pacientes.
 
- Pensos de córtex: Estes pensos são feitos de córtex, um material macio e flexível que é colocado sobre a área afetada. São geralmente utilizados em áreas do corpo com curvas, tais como os joelhos e cotovelos, para distribuir eficazmente a pressão.
 
- Pensos de Lã de Ovelha: Estes pensos são feitos de lã de ovelha e são geralmente utilizados em áreas como a cabeça, queixo e pescoço para proteger a área afetada e redistribuir a pressão.
 
- Pensos de Silicone: Estas almofadas são feitas de silicone e são geralmente utilizadas em áreas como a anca, joelhos, calcanhares e cotovelos para distribuir eficazmente a pressão.
 
É importante notar que o tratamento de úlceras de pressão deve ser realizado sob orientação médica e pode incluir uma combinação de vários tratamentos, incluindo alterações na posição do paciente, controlo de infeções e tratamento da causa subjacente da úlcera de pressão.

Comentários

Sem comentários neste momento!

Deixe o seu comentário

Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
close Carrinho Compras
close Carrinho Compras

Criar conta

Já tem conta?
Entrar Ou Recuperar Password