POLITICA DE DEVOLUÇÕES

Condições Gerais de Devolução

- O produto tem de se encontrar na embalagem original, que não esteja danificada (rasgada, amolgada, molhada, riscada, etc) e com toda a documentação;
- Não se aceitam trocas ou devoluções de produtos consumíveis, na qual as embalagens tenham sido abertas;
- Não se aceitam trocas ou devoluções de produtos de higiene e incontinência (urinois, arrastadeiras, cadeiras de banho e sanitárias, alteadores de sanita, etc);
- Não se aceitam trocas ou devoluções de pedidos especiais e artigos por medida;
- Não se aceitam trocas ou devoluções de artigos que carecem de contacto com a pele nua do utilizador (meias, soutiens, fatos de banho, próteses, cintas, ortóteses, etc);
- Não se aceitam trocas ou devoluções de produtos já utilizados.



22. Devoluções e Cancelamentos (loja online*)

    22.1. Cancelamento da encomenda antes do envio:

    22.1.1. Pode cancelar a sua encomenda num prazo de 12 horas, desde que a sua mercadoria não tenha saído dos nossos armazéns. Para isso deve entrar em contacto connosco através do e-mail info@vivermelhor.pt indicando o número da encomenda, a referência do produto e os motivos da anulação.

    22.1.2. Caso o seu pedido já esteja em trânsito (ou seja, no caso de a mercadoria já ter saído dos nossos armazéns), o cancelamento será tratado como se de uma devolução se tratasse e os custos associados serão assumidos pelo cliente. Isto será aplicado em todos os casos, inclusive nos pedidos que se tenham realizado durante a promoção de envio gratuito, e o respetivo custo de devolução será o equivalente ao dos gastos de envio sem descontos ou promoções aplicáveis. De qualquer modo, após a sua comunicação, os nossos serviços entrarão em contacto consigo. O reembolso será realizado no mesmo método de pagamento através do qual realizou a compra (se o cliente efetuar o pagamento por referência de multibanco é necessário que dê os seus dados bancários ao nosso apoio ao cliente, no momento em que iniciar o processo de devolução).

    22.2. Direito de desistência (Livre resolução):

    22.2.1. De acordo com o artigo 10º do DL nº24/2014 de 14 de Fevereiro, se o cliente verificar que o produto não corresponde às suas expetativas, poderá devolvê-lo num prazo máximo de 14 dias desde a sua receção, sem necessidade de indicar o motivo.

    22.2.2. Não se aceitam, no entanto, devoluções de: qualquer produto que tenha sido total ou parcialmente montado, alterado e/ou utilizado; Produtos com as embalagens danificadas ou com vestígios de manipulação; embalagens sem estar seladas; Produtos consumíveis como fraldas, resguardos, rolos de marquesa, etc, bem como produtos destinados aos cuidados médicos, de higiene e incontinência (urinois, arrastadeiras, cadeiras sanitárias, alteadores de sanita, aspiradores de secreções, nebulizadores, etc). Não são igualmente passíveis de troca, artigos feitos por medida ou pedidos especiais do cliente, assim como artigos sejam utilizados ou experimentados, como meias, soutiens, fatos de banho, cintas, joelheiras entre outros que comprometem as condições de higiene do produto.

    22.2.3. Para a devolução por Livre Resolução o artigo deve continuar na sua embalagem original, intacta, sem danos e conservar todos os acessórios e instruções de utilização agregados ao produto.

    22.2.4.  A devolução pode ser efetuada através da nossa loja física (apresentando a fatura e um documento de identificação (Cartão de cidadão), ou através da loja online (no separador para o efeito na Área de Cliente, contactando-nos através do formulário de contacto no nosso Site ou ainda através do nosso email info@vivermelhor.pt). É importante sempre anexar uma cópia da fatura e também fotos que comprovem que o artigo não foi montado e está intacto, assim como a sua embalagem. A Viver Melhor tem um prazo de 72 horas para acusar a receção da declaração de resolução em suporte duradouro. Posteriormente, os nossos serviços entram em contacto consigo, para se decidir o procedimento de resolução do contrato de compra.

    22.2.5. Neste caso de livre resolução, os custos de devolução são sempre assumidos pelo cliente (mesmo que o pedido se possa ter realizado em período de promoção de envio gratuito). Ou seja, o custo de devolução será o equivalente ao dos gastos de envio sem descontos ou promoções aplicáveis.

    22.2.6. O reembolso, quando aplicável em caso de livre resolução, será efetuado após a validação do cumprimento das condições de devolução descritas anteriormente, tendo a Viver Melhor um prazo de até 14 dias para o efeito, a partir do momento em que recebem os artigos devolvidos. O reembolso é efetuado no mesmo método de pagamento através do qual a compra foi realizada (se o cliente efetuar o pagamento por referência de multibanco ou tansferência bancária é necessário que dê os seus dados bancários ao nosso apoio ao cliente, no momento em que iniciar o processo de devolução). Tenha em consideração que o depósito poderá demorar a estar visível na sua conta bancária, estando este facto dependente do método de pagamento.

    22.3. Devolução/troca por defeito de fabrico:

    22.3.1. O cliente tem o direito à devolução dos produtos entregues se verificar-se que estes apresentam defeitos ou outras não conformidades relativamente aos produtos encomendados.

    22.3.2. Caso receba algum produto que apresente defeito, ou ao qual lhe faltem peças, proceda de uma das seguintes formas: dirija-se à nossa loja física ou comunique connosco através do formulário de contacto no nosso Site ou ainda através do nosso email info@vivermelhor.pt, num prazo de 14 dias desde a receção da encomenda. Tanto num caso como no outro, terá de explicar a incidência e deve estar munido da sua fatura e referência do produto.

    22.3.3. Após o seu contacto, e caso a sua reclamação seja justificada, os nossos serviços irão avaliar o caso e determinar-se-á se haverá lugar à substituição do produto, à substituição das peças ou a outro tipo de solução.

    22.3.4. Ressalvamos que não será possível processar a devolução se o produto danificado tiver sido total ou parcialmente montado, alterado e/ou utilizado, seja pelo cliente ou pela pessoa responsável pela montagem. Neste caso, apenas se procederá à reposição das peças em falta ou à substituição das peças que apresentem defeitos.

    22.3.5. No caso de a Viver Melhor autorizar a devolução do artigo, este deve ser devolvido integralmente na sua embalagem original e com todas as peças existentes. Caso o cliente utilize outro tipo de embalagem que não garanta o perfeito estado do produto durante o transporte, os nossos serviços reservam-se ao direito de não efetivar a devolução.

    22.3.6. Nos casos em que a mercadoria apresenta defeito de fabrico, o custo do transporte com a devolução de mercadoria é assegurado pela Viver Melhor. O reembolso, quando aplicável, será efetuado após a validação do cumprimento das condições de devolução descritas anteriormente, tendo a Viver Melhor um prazo de até 14 dias para o efeito, a partir do momento em que recebem os artigos devolvidos. O reembolso é efetuado no mesmo método de pagamento através do qual a compra foi realizada (se o cliente efetuar o pagamento por referência de multibanco é necessário que dê os seus dados bancários ao nosso apoio ao cliente, no momento em que iniciar o processo de devolução). Tenha em consideração que o depósito poderá demorar a estar visível na sua conta bancária, estando este facto dependente do método de pagamento.

    22.4. Devolução/Troca por danos causados pelo transporte:

    22.4.1. Aquando da receção do(s) produto(s), assegure-se sempre que a embalagem e o estado geral do artigo se encontram em perfeitas condições. Caso note que a embalagem está danificada, terá de registar obrigatoriamente no documento de receção de mercadoria do transportador, as evidências encontradas, sob pena de a Viver Melhor não aceitar a reclamação a posteriori. É de suma importância que mencione os eventuais factos nesse documento de receção, também para salvaguardar uma eventual reclamação, pois só assim a transportadora poderá acionar o seguro de transporte (CMR).

    22.4.2. Ressalvamos que a Viver Melhor e/ou empresas parceiras (transportadoras), não realizam fixações à parede/furos, ou seja, essa responsabilidade cabe aos proprietários do imóvel ou espaço, assim como as consequências daí advindas.

    22.4.3. Caso pretenda efetuar uma reclamação por danos no artigo causados pelo transporte, dispõe de um prazo de 24 horas desde a data da receção do mesmo para o fazer. Passado esse período de tempo, a Viver Melhor não se responsabiliza por quaisquer danos que possam ter decorrido do transporte.

    22.4.4. Após avaliação do caso, os nossos serviços entrarão em contacto consigo para determinar se haverá lugar à substituição do produto, ao reembolso ou a outro tipo de solução. O reembolso, quando aplicável, será efetuado após a validação do cumprimento das condições descritas anteriormente, tendo a Viver Melhor um prazo de até 14 dias para o efeito, a partir do momento em que recebe os artigos devolvidos. O reembolso é efetuado no mesmo método de pagamento através do qual a compra foi realizada (se o cliente efetuar o pagamento por referência de multibanco é necessário que dê os seus dados bancários ao nosso apoio ao cliente, no momento em que iniciar o processo de devolução). Tenha em consideração que o depósito poderá demorar a estar visível na sua conta bancária, estando este facto dependente do método de pagamento.


    * A Política de trocas e devoluções difere das lojas físicas. Para além de diferir o prazo de devolução, nas lojas físicas o valor relativo à devolução é creditado na conta do cliente, o qual poderá utilizar numa futura compra ou ser reembolsado do valor pago.

Janeiro/2022

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